sábado, 31 de março de 2012

Video Matéria Jornal Pioneiro - Leonardo Parada

Link

http://mediacenter.clicrbs.com.br/pioneiro-com-player/168/player/245507/ciclista-conta-como-e-ir-para-o-trabalho-pedalando-em-caxias-do-sul/1/index.htm

Jornal Pioneiro - 31/03/2012 - Leonardo Nobre Parada

31/03/2012 | N° 11335

TRÂNSITO

Pedalar é difícil, mas possível

Ignorando dificuldades, ciclistas aderem à bicicleta como meio de transporte no dia a dia


Caxias do Sul – Uma alternativa de transporte não poluente, silenciosa, barata e que ocupa menos espaço no trânsito esbarra em empecilhos naturais e culturais na cidade. Porém, não há relevo acidentado, clima com temperaturas extremas ou trânsito nervoso que impeça algumas pessoas de colocar a bicicleta nas ruas de Caxias do Sul. Um levantamento da Associação Caxiense de Ciclismo (Acaci) de 2011 aponta que há uma bicicleta para cada quatro habitantes. Mas, do contingente de quase 100 mil delas, apenas 20 mil são colocadas em uso frequentemente.

Há um ano e meio, o administrador de empresas Leonardo Nobre Parada, 37 anos, que já pedalava em trilhas nos fins de semana, decidiu tirar a bike de casa também em dias úteis. Pelo menos um dia, normalmente dedicado a tarefas internas no escritório que dispensam uso de terno, Parada percorre de bicicleta o trajeto de cinco quilômetros entre a casa, no bairro São Leopoldo, e o trabalho, no Sanvitto. O percurso leva, em média, 12 minutos, tempo muito semelhante ao de carro. Ele encara morros, engarrafamento e frio, mas, se pudesse, utilizaria a bicicleta mais vezes por semana. Parada é um ciclista exemplar: usa equipamentos de segurança, respeita a sinalização de trânsito, acena com os braços para sinalizar conversões.

– Raras vezes tive problemas com motoristas. Às vezes, alguns xingam, mas é preciso dar a cara para bater – defende.

O Código Nacional de Trânsito determina que os motoristas respeitem a distância mínima de 1,50 metro do ciclistas, que não devem utilizar a calçada para pedalar. A infração do motorista é considerada média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira. Não há índices de autuações desse tipo na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade e, além disso, Caxias não conta com sinalização específica para bicicletas.

O diretor da secretaria, Carlos Roberto Noll, que é ciclista há pelo menos 40 anos, afirma que o desrespeito a ciclistas é difícil de ser visto pela fiscalização. Por segurança jurídica, as multas apenas podem ser emitidas pelos fiscais que flagrarem a infração. Por isso, anotar placas e denunciar motoristas infratores não têm resultado para fins de autuação.

– O que a gente precisa é de educação para todos que compõem o trânsito – acredita Noll.

No relacionamento conturbado nas ruas, o vice-presidente da Acaci, Ivan Zeni dos Santos, encontra uma justificativa para a diferença expressiva entre o número de bicicletas e as realmente ativas.

– O poder aquisitivo leva as pessoas a comprarem a bicicleta, mas toda a vez que a pessoa sai na rua e percebe que está arriscando a vida, acaba desistindo. Muita bicicleta e pouco uso são resultado, principalmente, da falta de cultura da bicicleta, de respeito mútuo entre motoristas e ciclistas. Quando tivermos um trânsito mais civilizado, uma adesão maior será normal – defende.
ESPECIAL PARA O PIONEIRO CAMILA BOFF
 
 

terça-feira, 27 de março de 2012

Sérgio Soares traz bom resultado de Araxá-MG

Sérgio Soares, atleta Espaço Fitness/LCG IT Service/Postos Baldissera fez bonito na 1ª etapa da Copa Internacional em Araxá-MG. Numa das princpais competições do calendário nacional, Sérgio, apesar de largar na última fila, e num total de 75 atletas na super elite (elite + sub-23), conquistou a honrosa 43º colocação na super eleite e 29º na elite. A próxima etapa da competição será em São Lourenço-MG nos dias 5 e 6 de maio.
Parabéns Sérgio, TOP 29 Elite do Brasil!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Bons Resultados em São João do Polesine

A Equipe Espaço Fitness/LCG IT Service/Postos Baldissera conquistou bons resultados na 1ª etapa do gaúcho de Cross Country Olímpico realizada em São João do Polesine. Numa pista de 5km bastante seletiva e com muitas subidas que exigiam técnica, resistência e força, pôs a prova todo o potencial dos atletas participantes.

Resultados:
Elite - Sérgio Soares 4°, Marcelo Leon e Jander Flores DNF
Master A1 - Rogério Andretta 1°, Roberto Ramon e Miguel Peccin DNF
Master A2 - Leonardo Parada 4° e Marco Leis 7°
Master B - José Luis Pereira 2°
Estreante - Valter Ruaro 2°
Feminino - Leonice Cecconello 3°
Escolar - Brenda 4°

sexta-feira, 16 de março de 2012

1ª Etapa gaúcho MTB XCO - São João do Polesine

A Equipe Espaço Fitness/LCG IT Service/Postos Baldissera paraticipará neste domingo (18/03) na 1ª Etapa do Gaúcho de Cross Country Olímpico na regiaão central do estado. A equipe irá com seu plantel completo e espera sair com bons resultados visando o bicampeonato estadual da modalidade.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Bons Resultados no Desafio Serra do Rio do Rastro Noturno

Os atletas que representaram a Equipe Espaço Fitness/LCG IT Service/Postos Baldissera na peculiar prova do Desafio do Rio do Rastro Noturno fizeram bonito e conquistaram importantes resultados:
Sérgio Soares 5º Elite
Roberto Ramon 3º Master A1
Rogério Andretta 5º Master A1
Valter Ruaro 4º Sub-30

PARABÉNS À TODOS!

Foto: Rogério Andretta, atleta Espaço Fitness.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Desafio Serra do Rio do Rastro Noturno

A equipe Espaço Fitness/LCG IT Service/Postos Baldissera, representada pelos atletas Sérgio Soares (Elite), Roberto Ramon, Rogério Andretta (Master A1) e Valter Ruaro (sub-30) irá participar neste sábado dia 10/03 do Desafio Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina. A prova será disputada à noite e terá quase 20km de distância numa das mais famosas estradas brasileiras.

Na foto: Valter Ruaro, atleta Espaço Fitness.